sábado, 22 de novembro de 2008

O papel da alteridade e da identidade no processo de formação étnica: um olhar

I Circuito de debates do Observatório de Pesquisa - Poder, Cultura e Contemporaneidade
Mesa: Etnicidade

* Mestranda Valéria Nogueira Rodrigues (UFMT|Cuiabá)

Etnicidade é a secção da sociedade em grupos. Essa divisão é feita a partir da seleção de características comuns a um conjunto de pessoas que as diferenciem de outros grupos. Por exemplo, temos a etnicidade indígena, negra, européia, dentre outras. Trata-se do conjunto de características sócio-antropológicas de cada um, que os une em determinados grupos, diferenciando-os de outros. Nesse sentido, uma vez que um indivíduo nasce e adquire os elementos constitutivos de uma identidade - características físicas, o nome, a religiosidade, e daí por diante - é esta ancoragem étnica que confere a estas ligações a força coercitiva derivada do dever moral de solidariedade para com "os seus". Negar estes traços é estar fora do grupo, embora eu não tenha a pretensão de negar as tensões existentes entre os indivíduos no interior de cada grupo. Pertencer a uma determinada etnia, portanto, é partilhar uma distintividade, uma identidade sociocultural, que implica, geralmente, numa mobilização política ou social em defesa dos valores ou interesses do grupo.


Quando, no entanto, esse pertencimento, leva a uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social a basear-se apenas nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão baseado no preconceito, temos aí o etnocentrismo. Basicamente, encontramos em tal posicionamento um grupo étnico considerar-se como superior a outro.


Nesse sentido, o presente trabalho busca refletir sobre a etnicidade, enquanto identidade, em relação à alteridade, ao contraste com inúmeros outros, com etnicidades diversas. Entendendo que pertencer a uma determinada etnia significa partilhar elementos simbólicos comuns que nos definam como “iguais” diante dos outros, muito embora esta aparente solidariedade étnica apenas mascare desavenças internas, politicamente anuladas quando o que interessa são benefícios que dada identidade nos oferece. A identidade étnica nos classifica diante dos outros. Assumir uma etnicidade significa, portanto, encenar um papel sócio-político em relação a outros grupos. A etnicidade está, portanto, em relação direta à alteridade, depende dos outros para que possa ser validada, reconhecida, e ao mesmo tempo nos posiciona social e politicamente.


Acesse texto completo: Valéria Rodrigues

Nenhum comentário: